Muitos anos se passaram desde que Kratos teve sua vingança contra os deuses do Olimpo. Com isso atrás dele, Kratos agora vive com seu filho Atreus no mundo dos deuses e monstros nórdicos. Ele deve lutar para sobreviver e ensinar seu filho a fazer o mesmo. Um mentor e protetor para ele, que busca o respeito de seu pai, Kratos deve dominar a raiva que o impulsionou por muitos anos. Ele espera ensinar seu filho e reparar o seu passado. Nesta nova história, Kratos terá de enfrentar um novo panteão de criaturas, monstros e deuses.
A jogabilidade será muito diferente dos jogos anteriores, já que ele foi reconstruído a partir do zero.Apesar de God of War: Ascension (2013) ter introduzido o modo multijogador para a série, este novo título será de apenas de um jogador.O trailer exibido na Electronic Entertainment Expo (E3) de 2016 mostra elementos semelhantes a jogos de RPG, como pontos de conhecimento de tiro com arco, bem como uma "Raiva Espartana" cronometrada durante batalhas. Esta capacidade é parecida com habilidade de "Raiva" de títulos anteriores. Haverá também recursos para construção de itens que o jogador poderá encontrar. Ao contrário das edições anteriores, que contavam com uma câmera cinematográfica fixa em terceira pessoa, este novo capítulo apresenta uma perspectiva em terceira pessoa com câmera livre posicionada sobre o ombro do personagem.
Jogando com Kratos durante todo o jogo, ele não usa mais suas lâminas duplas, que ele perdeu na conclusão de God of War III. Em vez disso, Kratos agora usa um machado de batalha mágico, que pode ser infundido com habilidades elementares e jogado em inimigos. Kratos também foi mostrado usando combate corpo-a-corpo, um recurso introduzido originalmente em Ascension.Embora os jogadores vão jogar como Kratos durante todo o jogo,[6] haverá momentos em que o jogador vai controlar passivamente o filho de Kratos. Um botão é dedicado a seu filho e sua utilização depende do contexto. Barlog afirmou que o filho é "como mágica, um recurso adicional de combate, e [o jogador deve] treiná-lo e ensiná-lo." O filho pode atirar flechas relâmpago com seu arco, dependendo de onde o jogador olha.No decorrer do jogo, o filho ajuda no combate, na passagem, exploração e quebra-cabeças.
A jogabilidade será muito diferente dos jogos anteriores, já que ele foi reconstruído a partir do zero.Apesar de God of War: Ascension (2013) ter introduzido o modo multijogador para a série, este novo título será de apenas de um jogador.O trailer exibido na Electronic Entertainment Expo (E3) de 2016 mostra elementos semelhantes a jogos de RPG, como pontos de conhecimento de tiro com arco, bem como uma "Raiva Espartana" cronometrada durante batalhas. Esta capacidade é parecida com habilidade de "Raiva" de títulos anteriores. Haverá também recursos para construção de itens que o jogador poderá encontrar. Ao contrário das edições anteriores, que contavam com uma câmera cinematográfica fixa em terceira pessoa, este novo capítulo apresenta uma perspectiva em terceira pessoa com câmera livre posicionada sobre o ombro do personagem.
Jogando com Kratos durante todo o jogo, ele não usa mais suas lâminas duplas, que ele perdeu na conclusão de God of War III. Em vez disso, Kratos agora usa um machado de batalha mágico, que pode ser infundido com habilidades elementares e jogado em inimigos. Kratos também foi mostrado usando combate corpo-a-corpo, um recurso introduzido originalmente em Ascension.Embora os jogadores vão jogar como Kratos durante todo o jogo,[6] haverá momentos em que o jogador vai controlar passivamente o filho de Kratos. Um botão é dedicado a seu filho e sua utilização depende do contexto. Barlog afirmou que o filho é "como mágica, um recurso adicional de combate, e [o jogador deve] treiná-lo e ensiná-lo." O filho pode atirar flechas relâmpago com seu arco, dependendo de onde o jogador olha.No decorrer do jogo, o filho ajuda no combate, na passagem, exploração e quebra-cabeças.
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