Semelhante aos títulos anteriores da série, Serious Sam 3: BFE consiste de combater grandes multidões de inimigos em ambientes amplos
Contudo, Serious Sam 3 também possui locais fechados, principalmente nas horas iniciais de jogo, ao contrário de seus antecessores. Também existe um número maior de inimigos que podem atacar o jogador a longa distância
O jogador pode carregar múltiplas armas, incluindo uma minigun, lança-foguetes, rifle e canhão, totalizando 13 armas. Cinco delas podem ser recarregadas manualmente, que pode ser descrito como diferença significante na série, já que os jogos anteriores da série Serious Sam só possuíram uma arma com esta característica — a pistola. As armas-assinatura de curto-alcance do primeiro jogo, a faca e a serra-elétrica, foram substituídas por uma marreta que possui três modos de ataque (ataque vertical, horizontal de 180º e giro de 360º).
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O jogo não possui sistema de vida regenerativa (a não ser em dificuldades mais fáceis); ao invés disto, o jogador pode pegar itens de vida e armadura que ficam espalhadas pelas fases. Adicionalmente, seguindo a tradição de jogos anteriores, as fases são cheias de áreas secretas, nas quais vida, armadura, munição e, em alguns casos, armas de fases mais avançadas, podem ser adquiridas. A propósito, algumas armas, como a arma-laser e o Sniper Rifle, e suas respectivas munições, só podem ser encontradas em áreas secretas no decorrer do jogo.
Não há existência de puzzles, mas o jogador deve encontrar chaves, puxar alavancas e encontrar e destruir irregularidades no caminho para progredir.
Inimigos clássicos como o Beheaded Kamikaze, o Beheaded Rocketeer e o Kleer Skeleton estão presentes. Novos inimigos incluem o Khnum e o Scrapjack (que se assemelham ao Hell Knight e Mancubus da série Doom, respectivamente), como também os soldados clonados. O Kamikaze retornou com a sua aparência original, e não com o seu design em Serious Sam II. A aparência do Gnaar mudou drasticamente desde o primeiro jogo, tendo agora um corpo bem maior, com forma diferente e sendo quadrúpede em contraste de sua versão bípede em Serious Sam.
Serious Sam 3 apresenta novas mecânicas de jogo como sprint ("corrida de velocidade") e iron sight. Ao contrário de muitos outros jogos de FPS que possuem sprint, o jogador pode usá-lo por quanto tempo desejar, apesar de não poder atacar e nem recarregar armas enquanto o faz. Com a pistola e o rifle, o jogador pode usar a mira da própria arma (iron sight), elevando levemente a precisão dos tiros, com a desvantagem de andar mais lento. O jogador também possui a habilidade de executar e chutar certos inimigos para economizar munição, dependendo da arma selecionada. Por exemplo, o olho de um Gnaar pode ser arrancado, ou o pescoço de um soldado pode ser quebrado. Isto, contudo, prova-se uma estratégia fútil em fases mais difíceis, já que o jogador não se torna imune a dano enquanto executa inimigos.
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